Filmes de terror estão cheios de pessoas que tomam decisões estúpidas. As vítimas sempre acabam tropeçando em nada enquanto fogem e demoram demais pra se levantar. Todo mundo assume que o antagonista morreu sem nunca dar um tiro extra só pra se certificar. Os policiais / adultos não acreditam nos jovens afirmando que alguém está morto ou que há um assassino à solta. E a maioria das pessoas nunca se preocupa em pegar em armas – nem improvisadas. Ou sequer ligam pra polícia ou corpo de bombeiros ou bloqueiam as portas. E, dentre tantas burrices, aqui estão algumas das piores:

Alien: Lambert Podia Fugir

A obra-prima de Ridley Scott de 1979 revolucionou o horror e o sci-fi, mas isso não significa que Alien não tenha personagens cometendo erros idiotas. Além da ideia óbvia de que a tripulação deveria ter mantido Kane congelado ou em quarentena, Lambert – Veronica Cartwright – morre por pura inércia no final do filme, quando é encurralada pelo alienígena enquanto a equipe prepara a autodestruição da nave.

Ela está paralisada de medo, o que faz sentido. Enquanto isso, o engenheiro-chefe Parker se sacrifica numa tentativa de salvá-la, atirando-se contra o monstro, mas é finalmente morto. O tempo todo, Lambert ainda está ali de pé, chorando e gritando. Se Lambert tivesse escutado Parker e se movido, ela poderia ter se afastado e ele poderia ter tentado usar seu lança-chamas na Xenomorph. Ou, você sabe, ele poderia ter fugido, já que ela morreria de qualquer maneira.