MAUS
Art Spiegelman

Maus uma excelente história real sobre o Holocausto Nazista, a melhor que já li e vi até então.
Onde Judeus são retratados como ratos, Poloneses como porcos e americanos como cães.
A metáfora é muito bem usada do inicio ao fim, Narrativa espetacular, História simplesmente emocionante. HQ vencedora do prêmio PULTIZER, só isso já da pra se ter uma noção da grandiosidade da Obra.

maus_zps4f585259
Na HQ vemos a história de Vladek Spiegelman, um sobrevivente judeu da segunda guerra mundial. Entrevistado pelo Filho Art ele conta sua história do início ao fim, suas conquistas antes da guerra, e como foi perdendo tudo ao decorrer dela. Outra grande protagonista é seu grande amor Anja, o relacionamento dos dois e as dificuldades que passaram e continuavam juntos, é emocionante.
A cada fala de Vladek, cada relato você sente profundamente por tudo que ele passou, as sequelas que herdou da guerra, todos que perdeu. Isso é nos apresentado de forma genial. Os costumes judeus que Vladek tinha são explícitos nessa história, seu desejo compulsivo por economizar, pela cultura toda é mostrada de forma genial.

maus-1

Todos sabemos o inferno que foi a Segunda Guerra Mundial, e o regime Nazista, mas nessa História como é apresentado, mesmo você sabendo da história, o seu Horror por ela trás a cada passo uma surpresa desgastante. A Humilhação do ser humano, o quão podre ele pode ser é irreal, pessoas trocando relógios de ouro por exemplo por pão para poder sobreviver, comendo pedaços de madeira para enganar o estômago, tudo isso é simplesmente desumano, mas ao mesmo tempo uma superação inacreditável.maus-art-spiegelman-5
E mesmo depois de todos esses anos vemos Lideres Mundiais adotando como ideologia a base que por exemplo Hitler teve, me parece que tudo isso as vezes foi em vão, todas as mortes, tudo que representou não tivesse valido a pena, as vezes as pessoas só o vêm como o maior genocida de todos os tempos mas não buscam saber suas influências para ter fundado o Nazismo.

maus_art

 

Realmente uma obra de arte que indico a todos, não só a coleccionadores, mas também a qualquer leitor que queira um relato real do Holocausto, e da Segunda Guerra.
A arte consegue transmitir tudo aquilo que deve, as metáforas usadas são geniais.
Enfim com certeza uma das melhores Histórias que já vi e li.
Recomendo a todos, com certeza.