image_76e1e8c7

Todo mundo já ouviu a história do Peter Pan, mas na Marvel ela vai além de um garoto que não queria crescer, para entender melhor precisamos primeiro entender a história dos eternos na Terra.

Quando os Celestiais criaram os eternos eles utilizaram alguns seres já vivos semelhantes aos homens, logo esses seres, já transformados em eternos, ficariam com a idade biológica e física que já tinham quando os Celestiais chegaram.

Dentre eles temos Ikaris, Makkari, Sersi e o nosso Duende. Duende ao contrário de seus companheiros era o mais novo, enquanto todos tinham a idade adulta, Duende possuía doze anos, então ficaria com a aparência de doze anos para sempre.

Duende era privado de executar certas tarefas que em geral era obrigação de todo eterno, porque seus colegas de equipe o julgavam muito novo, ele também era tratado como criança. Na “Eternos V3” Duende chega a comentar com Makkari que a eterna Sersi, que havia tido relações sexuais com todos os eternos vivos, se recusou a ter com ele graças a sua idade.

Os eternos marcaram a história de várias formas, Makkari ensinou a humanidade a ler, Ajak era um deus Asteca e ensinou agricultura, Duende era mais brincalhão e resolveu fazer uma aparição ao criador de Peter Pan J.M. Barrie, onde ele revelou seu drama de nunca crescer.

Para todo problema existe uma solução, o eterno Duende achou a solução para o problema dele, não ser um eterno. Duende passou mais de 500 anos planejando como deixaria de ser um eterno, você não pode decidir do nada não ser algo, mas Duende podia.

A Marvel é cheia de entidades onde a manipulação de realidade é algo tão simples como voar, e uma dessas entidades é feita a partir da fusão de três ou mais eternos chamada UNI-MENTE, porém era só utilizada em momentos de emergência, onde havia real necessidade dos eternos se fundirem.

Todo eterno tem um dom, um poder o qual ele se destaca acima dos outros, Ikaris pode voar como ninguém, Makkari é o ser mais rápido da Marvel, Ajak pode falar com Celestiais além de ser expert em tudo que envolva a mente, Duende era mestre em ilusão e manipulação.

Então Duende fez a ilusão de um Celestial e manipulou seus amigos eternos para fazer a UNI-MENTE, com todo o poder da entidade só para ele, Duende foi capaz de manipular a realidade, apagando os eternos da existência, fazendo com que todo eterno não passasse de uma pessoa normal, inclusive ele próprio.

sin-4543543titulo

Duende virou um astro de televisão mirim e adotou Duende como seu nome artístico, mas logo os eternos começaram a recordar de sua vida como seres cósmicos, então Duende usou Makkari para acordar o Celestial Sonhador, na expectativa de que o mesmo destruísse a Terra.

eternos15

Seu plano fracassou e Duende foi morto por Zuras com um abraço no seu aniversário de treze anos, sua morte baqueia qualquer um, Duende não era verdadeiramente mal, mas ao contrário do Peter Pan que conhecemos, ele queria crescer.

eternos27

Sem duvidas o personagem reflete a genialidade de Jack Kirby.