Quebrar esteriótipos e criar personagens diversificados está se tornando cada vez mais comum hoje em dia. Agora você já pode abrir uma HQ, assistir uma serie ou uma animação e se identificar completamente com um personagem, se sentir representado. Então resolvi perguntar por aí o que os fãs tem à dizer sobre a representatividade, e qual seria a importância dela, confira o resultado.

ms-_marvel_vol_3_2_molina_variant_textless

Naya Vignolli: Representatividade importa em qualquer e todo lugar, não só nos quadrinhos. É importante que seja quebrado esse estereótipo de personagens brancos, musculosos, que se relacionam com outros personagens brancos e nada de novo surge. É importante que os universos fictícios sejam tão diversificados quanto as pessoas também são. Continuar enaltecendo apenas personagens “padrão” não representa ninguém além daquela parcela da sociedade que é branca. As pessoas estão saturadas de fazer as “versões negra/asiático/indígena/gay/lésbica e etc” de seus personagens favoritos e querem ver esses novos personagens.

vampirella-nova

 

Himle: Esta melhorando muito nos últimos tempos. Sem falar que a super sexualização feminina também tem diminuído. Isso quebra os esteriótipos normativos que não abrangem a nossa real diversidade.

Marcio Castro: Criem bons personagens que funciona. não façam versões,façam pessoas novas enfrentando velhos legados (Lanternas verdes por exemplo, a nova dupla é de imigrantes legais com suas próprias culturas e soluções.) ou algo totalmente novo.

midnighter-color_580_54d44587ae0d50-88049035

Rafael Cabral: Pra mim, que nunca pensei nisso por que estou preocupado com outras coisas digo o seguinte: “Se a história me agradar os personagens podem ser um bando de pinguins com chapéu de palhaço carregando um espeto de carne em uma padaria no Cansas”. Afinal, se tentar falar alguma outra coisa, vão simplesmente dizer que não tenho direito por que existe saturação de personagens que me representam.

João Vítor: Não só nas HQs, mas de um modo geral, o “certo” o padrão é homem loiro, forte, olho claro. Quando foge disso muitas pessoas estranham as vezes. Mas isso é importante, foge do padrão, quebra muitas vezes até mesmo o preconceito, que infelizmente ainda acontece de todo modo. Acho muito importante, pois quebra o considerado “correto”.

3983358-3591195-stormw_cv30_52d095d9ae99f5-20342072

Murilo Mendonça: Acho que o problema vem da política mais especificamente o problema vem da ideologia chamada politicamente correto que sabemos que é uma merda e que está afetando todas as indústrias de entretenimento, feminismo também é um problema acho que essas empresas todas no geral não deveriam se deixar afetar por esses movimentos imbecis das atualidades já mencionadas no meu comentário.

 

 

spider-man_vol_2_1_textless
Aline: A importância de uma qualidade de representação é meio para expandir o publico e conquistar mais leitores e fãs. Muitos acham coisa de nerd que não tem o que fazer mas quando conhecem um pouco mais gostam e passam a ler e assistir, seguir blogs e colunistas que falam das novidades sobre o assunto. Quadrinhos e filmes já não é mais coisa só de criança e adolescente, como vemos o publico mas velho cresce em grande escala e pode cresce ainda mais se existir uma quantidade maior de mídia sobre o assunto.

 

gl18_solicit-imagem5

Barbara Miranda: Eu acho que a representatividade deve vir naturalmente, com personagens novos, ou até com personagens como lanterna verde, que tem cabimento, tipo, tem personagens que você vê que só são mudados para que a editora vá parar nas noticias. quando isso acontece, acho inclusive um desserviço com as  pessoas que pertençam a determinada minoria. eu acho super incrível quando aparece personagens japonesas, africanas, sul americanas e etc nas mídias.

 

 

E você o que acha? representatividade é importante ou nao passa de uma moda passageira? Me conta o que tem a dizer!

 

  • Victor de Castro Monteiro

    Sendo alguém que se encaixa no ”padrão ”,não vejo problema em personagens que representam outros tipos de pessoas. Mas , apesar de gostar muito desses personagens, seria muito bom ter novos personagens com novos conceitos e pontos de vista