Antes de começar a ler este texto, um esclarecimento. Ele busca se focar em duas das maiores empreendedoras em quadrinhos. Marvel Comics e DC Comics. Outras empresas como Dark Horse Comics, Image Comics, IDW Publishing, entre outras, devido a um número menor de filmes e sem características de expansão, ficaram de fora.

iron_manEm 2008, a Marvel Studios iniciou o seu Universo Cinemático Marvel com o filme “Homem de Ferro”. Não que antes disso ela já não tivesse outros filmes, como Blade (New Line Cinema), Homem-Aranha e Motoqueiro Fantasma (Columbia Pictures), X-Men, Demolidor e Quarteto Fantástico (Twentieth Century Fox) e Hulk (Universal Pictures), mas com o filme do Gladiador Dourado o estúdio iniciava sua investida em algo maior.

the_incredible_hulk_bannerNo mesmo ano lançou “O Incrível Hulk”, com Edward Norton como Bruce Banner/Hulk, onde Tony Stark (Robert Downey Jr.) faz uma breve aparição com o general Thaddeus “Thunderbolt” Ross (William Hurt) nas cenas pós-créditos, iniciando o UCM (abreviação de Universo Cinemático Marvel). O sucesso de Homem-de-Ferro fez com que uma sequência fosse desenvolvida. “Homem-de-Ferro 2” (2010), além de trazer Tony Stark (Robert Downey Jr.), ainda lançava outros personagens como Nick Fury (Samuel L. Jackson) – que havia feito uma aparição especial em uma cena pós-créditos do primeiro filme –, Máquina de Combate – o personagem James Rhodes já havia aparecido no primeiro filme, sendo interpretado pelo ator Terrence Howard, mas foi substituído pelo ator Don Cheadle – e Viúva Negra (Scarlett Johansson). Na sequência veio Thor (2011), com o ator australiano Cris Hemsworth fazendo o personagem-título, ao lado de Tom Hiddelston como Loki. No filme também tínhamos uma pequena aparição do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).

captain-america-the-first-avengerFechando os filmes solos da conhecida Fase Um, tivemos “Capitão América: O Primeiro Vingador” (2011), onde apresentava a história de Steve Rogers (Chris Evans), um soldado raso que é submetido a um experimento e se torna o Capitão América. Esse filme recebeu criticas equilibradas, mas foi o último filme, antes da união de todos os personagens em “Os Vingadores” (2012). Nesse filme, fechando a Fase Um, Capitão América, Homem-de-Ferro, Thor, Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra e Gavião Arqueiro enfrentavam Loki e um horda de alienígenas que decidem invadir a Terra.